PÁGINA INICIAL / BLOG / Sua produção aumentou. E agora?

14 de Mar 2018

Sua produção aumentou. E agora?

aumento de produção

O agronegócio brasileiro vem conseguindo plantar e colher mais. Além da expansão da área cultivada, a tecnologia jogou a favor da agricultura e, a cada ano, vemos as safras de grãos se mantendo com índices de produção elevados. O produtor vem investindo para produzir cada vez mais, e essas novas iniciativas vêm trazendo bons resultados.

Produção ampliada. OK! Chega a hora de se preocupar com o processo pós-colheita.  No Brasil, armazenagem e logística não crescem na mesma proporção. Enquanto o crescimento médio da capacidade estática não passa de 3% ao ano, a produção de grãos cresce a uma média de 6%. Os custos de transporte também acabam encarecendo o produto, levando boa parte do lucro do produtor.

Falta de estrutura e baixa capacidade de armazenagem de grãos influenciam diretamente no setor agrícola, acelerando a comercialização, prejudicando os produtores. Essa demanda reprimida por espaço nos armazéns brasileiros, abre uma oportunidade para novos players entrarem nesse mercado oferecendo o serviço de armazenagem. Uma maior capacidade de estocagem da safra geraria impacto, inclusive, nos valores de fretes, que hoje têm alta demanda considerando a necessidade do produtor de movimentar os grãos. Esse é o momento de investir em armazenagem, seja para prestação de serviço ou para estoque do grão na própria propriedade.

Com armazenagem própria, o produtor amplia suas possibilidades de ganho. Ela é essencial para reduzir perdas, além de agregar valor ao produto, melhora a eficiência da colheita. Com o grão “em casa”, o produtor pode esperar o melhor momento do mercado para negociar sua produção. Ao armazenar o grão na propriedade, o agricultor está promovendo a qualidade do seu produto a um nível superior, além de fugir da dependência da terceirização, decidindo ele mesmo quando comercializar e como precificar seu produto.

 



Compartilhe:



Cadastre o seu e-mail e receba
novidades e informativos