Notícias

Pela prevenção à Influenza Aviária, setor de aves do Brasil bloqueia visitas




As agroindústrias produtoras e exportadoras de carne de frango, juntamente com empresas produtoras do setor de ovos, estão suspendendo a realização de visitas de todos os clientes e fornecedores - inclusive do Brasil - às suas estruturas e áreas com aves vivas, informou hoje a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

A medida acontece após a detecção de focos de Influenza Aviária em 33 países nos últimos três meses - entre eles, o Chile, que informou a ocorrência na semana passada.

A suspensão das visitas valerá por 30 dias a partir desta terça-feira (10) e se estenderá a todos os elos da produção.

De acordo com o presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra, a decisão é complementar à uma série de medidas de biosseguridade estabelecidas pelo Grupo Estratégico de Prevenção de Influenza Aviária (GEPIA), vinculado ao Conselho Diretivo da entidade. 

"As agroindústrias e as entidades estaduais estão engajadas nesta ação. Estamos fortalecendo nosso protocolo de biosseguridade, tornando ainda mais restritiva a circulação de pessoal e produtos dentro do processo produtivo, com total controle, inclusive, das equipes das empresas. Somos o único grande produtor e exportador mundial que nunca registrou foco da enfermidade, e é isto que buscamos preservar com esta medida", explica Turra.

A proibição de visitas já era aplicada a estrangeiros provenientes de países com focos ativos de Influenza Aviária. Para países sem focos da enfermidade, a visita era permitida apenas após uma quarentena de 72 horas, realizada no Brasil. 

Outras medidas estão sendo articuladas junto ao Ministério da Agricultura e às agências de defesa das secretarias de agricultura estaduais.

Fonte: Associação Brasileira de Proteína Animal (abpa-br.com.br)

<< Mais Notícias


GSI Brasil - Fábrica
Rodovia ERS 324, Km 80
CEP 99150-000 - Marau - RS - Brasil
Fone +55 (54) 3342-7500
contato@gsibrasil.ind.br

Cadastre o seu e-mail e receba
novidades e informativos