0
array(2) { ["page"]=> string(7) "noticia" ["nome"]=> string(53) "a-evolucao-da-armazenagem--tecnologia-e-rentabilidade" } a-evolucao-da-armazenagem--tecnologia-e-rentabilidade
PÁGINA INICIAL / NOTÍCIAS / A evolução da armazenagem: tecnologia e rentabilidade

A evolução da armazenagem: tecnologia e rentabilidade

A produção de grãos no Brasil tem avançado muito nas últimas décadas. Para acompanhar esse crescimento, os equipamentos também precisaram evoluir, agregando tecnologia para proporcionar maior rentabilidade ao produtor.

 

Na live de hoje (12/4) do Canal Agro Consultor GSI, o diretor de Marketing AGCO Grãos & Proteína América do Sul, José Viscardi, conversou com Eroides Ponciano, um consultor que testemunhou a transformação tecnológica dos sistemas de armazenagem de grãos. 

 

Aos 74 anos e com quase 50 anos de atuação no agronegócio, Ponciano trouxe um pouco da sua experiência e conhecimento na área de armazenagem de grãos e o quanto esse segmento evoluiu nesse tempo.

 

Ponciano destacou o quanto é fundamental para o produtor entender o grão como sendo a sua moeda. “É dinheiro estocado dentro do silo”, enfatizou.

 

Para ele, a armazenagem na fazenda é uma questão cultural que, aos poucos vem sendo absorvida pelo produtor brasileiro. O que tem contribuído para isso é o investimento na formação acadêmica dos sucessores. “A bola da vez é a juventude. Tenho visto a grande maioria se interessando em entender do negócio, especialmente com o avanço da tecnologia dentro da fazenda. Percebo respeito técnico mútuo e uma participação efetiva do filho ou da filha nas negociações.”

 

Para o futuro, Ponciano acredita que o Brasil tem espaço tecnológico para aumentar a produtividade em pelo menos 30% nos próximos 10 anos, sem necessidade de aumentar a área plantada. “A evolução da produção precisa chegar também na armazenagem na propriedade, pois veremos os números das safras crescendo ano a ano.”

 

A íntegra da entrevista pode ser conferida em nosso canal do YouTube.

Compartilhe:


Cadastre o seu e-mail e receba
novidades e informativos