A produção de soja e milho no país aumentou mais de 90% nos últimos 10 anos (entre 2006 e 2015). A safra brasileira de soja 2017/2018 já vem se configurando em mais um recorde, especialmente, nas regiões Centro-Oeste e do Matopiba (estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). A capacidade estática brasileira está muito distante de atender a demanda, apresentando um déficit em torno de 70 milhões de toneladas.
Uma grande colheita pode trazer ainda mais retorno para o produtor se vendida no melhor momento. Com boa infraestrutura, o agricultor pode estocar a safra e vender os grãos na hora mais rentável. Para guardar os grãos de soja e milho no longo prazo, é fundamental observar alguns cuidados necessários para conservar a qualidade do produto da colheita até a venda.
Gary Woodruff, gerente de Vendas da GSI americana, alerta sobre a importância de preparar os silos para receberem os grãos, especialmente no que diz respeito ao teor de umidade e aeração. “Se não observar esses detalhes, você poderá precisar vender o grão antes do desejado”, ressalta Woodruff.
Limpeza e desinfecção para eliminação de foco de insetos, roedores e fungos está no topo da lista de dicas para uma armazenagem adequada, ainda mais se for para longo prazo. Confira as orientações do especialista.
1 – Prepare os silos para receber os grãos
Ao receber o produto colhido, o primeiro passo é garantir que suas instalações de armazenagem de grãos estejam preparadas para o grão que chega. Limpe os silos e se livre de quaisquer resíduos que possam ter insetos.
2 – Armazene os grãos com qualidade
A condição do milho durante a colheita determinará se ele ficará bem armazenado. Se você estiver pensando em armazenamento de longo prazo, é melhor começar com milho maduro e de boa qualidade.
3 – Seque até o teor certo de umidade
No Brasil, a crescente produção de grãos aumentou ainda mais a importância da secagem, principalmente em função das vantagens que gera, entre elas, a redução de perdas do produto no campo e a possibilidade de armazenar por períodos mais longos, sem perigo da sua deterioração.
A secagem do grão, se não for bem cuidada, pode representar perda significativa para o produtor. Para armazenagem de grãos de longo prazo, será necessário secar os grãos até um nível menor de umidade.
Observando que cada grão tem uma faixa de umidade esperada - milho 13% e soja 14% -, é fundamental que o secador seja operado de forma adequada.
“Pode-se armazenar produto com uma umidade acima dos 14%, desde que o sistema de aeração tenha sido projetado para executar este trabalho. Tendo os equipamentos bem dimensionados e com uma equipe técnica treinada, os riscos são minimizados e pode-se trabalhar com umidade acima do ponto de estabilização dos grãos armazenados”, afirma o engenheiro agrícola Rodrigo Stanisci, coordenador de Marketing de Produto – Armazenagem da GSI Brasil.
4 – Melhore a aeração
A aeração consiste na movimentação do ar através da massa de grãos, com o objetivo de modificar o microclima, diminuindo a possibilidade de desenvolvimento de fungos e insetos. Atualmente, a aeração é o controle ambiental mais utilizado para preservar a massa de grãos, mantendo sua qualidade por longos períodos.
Cada grão tem uma tabela de temperatura e umidade relativa para atingir seu equilíbrio higroscópico, que é a relação dinâmica entre a pressão de vapor do ar ambiente e a da semente ou grão, que representa a igualdade de razão de transferência de água, em forma de vapor, do grão para o ambiente ou vice-versa.
5 - Controle a temperatura
A capacidade de controlar a temperatura durante a armazenagem de grãos é crucial. As recomendações quanto à temperatura exata de armazenagem de grãos são diferentes segundo a região e a estação. É muito importante manter sob vigilância as condições dos grãos dentro dos armazenadores. Um sistema de termometria, para informar ao operador a faixa de temperatura da massa de grãos é imprescindível. Esse monitoramento, além de ser importante para identificar o correto uso da aeração, ainda pode sinalizar uma infiltração de umidade ou um ataque de insetos (esses dois fatores normalmente levam a um aumento da temperatura da massa de grãos, indicando deterioração e perda de produto).
6 – Mantenha o frio no verão
Stanisci alerta que, para conservação de grãos, quanto mais fria estiver a massa do produto armazenado, melhor será. Sempre que a temperatura ambiente estiver entre 5 a 7°C mais baixa em relação a temperatura da massa de grãos armazenada, a aeração é recomendada. Como os grãos são isotérmicos, ou seja, mantêm por um longo período a temperatura fornecida a eles, podemos fracionar a aeração em partes. Com isso, pode-se, por exemplo, aerar três horas em um dia, depois cinco horas em outro, e assim por diante, até termos uma frente de resfriamento uniforme em toda a camada de grãos.
7 - Verifique os grãos frequentemente
A prática recomendada há muito tempo é checar seus grãos semanalmente durante o verão. “A velha história diz que, se você tivesse um silo de 50 mil sacas com R$ 3,5 milhões em dinheiro vivo ao invés de grãos, estaria ali três vezes por dia verificando”, compara Woodruff. “Esse é o tanto de dinheiro que está naquele silo e algumas pessoas não checam nem uma vez por mês. É preciso fazer isso toda semana”.
Suba até o topo e, sem entrar, veja se há alguma crosta ou cheiro perceptível. Um aumento na umidade da superfície muitas vezes é o primeiro sinal de problema. Se houver algo de errado, ligue os ventiladores de aeração. Um silo com ventilador de tamanho adequado terá fluxo de ar suficiente para secar uma pequena camada de umidade no topo. Ao verificar os grãos, colha uma amostra para determinar o teor de umidade.
8 - Observe se há insetos
Outro motivo para verificar os grãos frequentemente em clima quente é a presença de insetos. Em temperaturas mais quentes, você pode passar de um a dois insetos para uma grande infestação em duas a três semanas. Se não checar toda semana, não conseguirá tomar as medidas corretivas e acabará reagindo a grandes problemas. Woodruff também recomenda armadilhas para insetos.
Sua produção precisa estar segura para você lucrar mais. Quando seguidas medidas básicas de higiene e segurança, a qualidade do grão guardado está garantida.
Compartilhe: