Armazene! Essa é a solução!
A época de colheita para um produtor é a mesma época para outros milhares de agricultores que plantam o mesmo tipo de grão.
Demanda alta por frete, combinada a um escoamento da produção agrícola cheio de problemas, só pode resultar em um preço elevado para o transporte, especialmente o rodoviário.
Quem não dispõe de uma estrutura própria para armazenar sua produção depende de toda uma rede que, na maioria das vezes, reserva entraves e imprevistos pelo caminho, que podem prejudicar os negócios.
Estradas em péssimo estado, caminhões gerando alto custo de manutenção, profissionais exaustos e grande concorrência nas áreas mais produtoras fazem com que o preço do frete suba exacerbadamente, dificultando o escoamento da safra, pesando no bolso do agricultor e levando boa parte da rentabilidade da venda do produto.
Assim, fugir dos altos preços de frete na época da safra é um verdadeiro desafio para o produtor rural.
Quem armazena na propriedade tem a oportunidade de aguardar o período da entressafra para transportar seus grãos. Porque, afinal, quando a demanda diminui, também os preços de frete tendem a baixar e é mais fácil encontrar vários fornecedores para o mesmo serviço, podendo contratar a cotação que mais lhe for conveniente.
A dependência do Brasil ao modal rodoviário impacta diretamente no custo da produção agropecuária.
As más condições das estradas, além dos problemas para escoamento da safra no porto, considerando a baixa capacidade de armazenagem, provocam filas de caminhões, gerando mais um motivo - a escassez de veículos - para que o frete seja ainda mais caro em época de colheita.
Quem investiu em sistema próprio consegue confirmar que os valores economizados com o frete terceirizado fora da safra, no passado, já estão pagando suas estruturas particulares de armazenagem, mostrando o quanto a decisão por investir em silos armazenadores de grão na propriedade é rentável, pois os custos se pagam em pouco tempo.
Compartilhe: