PÁGINA INICIAL / BLOG / Parceria para garantir a rentabilidade

13 de Mar 2018

Parceria para garantir a rentabilidade

parceria armazenagem de grãos

Quando o assunto é armazenagem de grãos, contar com os parceiros certos é decisivo

Pesquisas revelam que problemas na armazenagem causam grandes prejuízos ao produtor. Segundo dados publicados pelo site SF Agro | Farming Brasil, estudos realizados no setor logístico indicam que a atividade logística que mais apresenta déficit econômico é a armazenagem, responsável por 67,2% na perda da produção.

O principal objetivo da armazenagem de grãos é manter a qualidade do produto que veio do campo. Portanto, as boas práticas agrícolas são preceitos básicos para se iniciar um armazenamento de grãos com qualidade, garantindo maior rentabilidade ao produtor. Quando seguidas medidas básicas de higiene e segurança das instalações, a qualidade do grão guardado está assegurada.

No caso do armazenamento e manuseio dos grãos (passando pelos processos de secagem, limpeza, movimentação, etc.), é fundamental estabelecer parceiros confiáveis e reconhecidos para reduzir ao máximo a possibilidade de perdas. É importante contar com o fornecedor que ofereça o silo adequado, observar as suas orientações quanto à limpeza das instalações, buscar um sistema de secagem que agregue valor aos seus grãos, lembrando ainda da questão do transporte apropriado.

O processo de armazenagem tem muitos aspectos a serem observados. Cada fase tem sua importância, tendo maior ou menor impacto na rentabilidade do produtor. As boas práticas estão alicerçadas nos seguintes momentos: receber o grão, fazer a limpeza adequada, secagem e armazenagem.

Na hora de investir em um silo na propriedade, identificar o melhor fornecedor é decisivo para o sucesso do negócio. Oferta de tecnologia aplicada e treinamento devem estar contemplados nesse investimento. O parceiro deve ser uma empresa preocupada em contribuir para a melhora do desempenho do produtor, oferecendo a inovação necessária e a respectiva capacitação para sua operação.

Compartilhe:


Cadastre o seu e-mail e receba
novidades e informativos