Pesquisas revelam que problemas na armazenagem causam grandes prejuízos ao produtor. Segundo dados publicados pelo site SF Agro | Farming Brasil, estudos realizados no setor logístico indicam que a atividade logística que mais apresenta déficit econômico é a armazenagem, responsável por 67,2% na perda da produção.
No caso do armazenamento e manuseio dos grãos (passando pelos processos de secagem, limpeza, movimentação, etc.), é fundamental estabelecer parceiros confiáveis e reconhecidos para reduzir ao máximo a possibilidade de perdas. É importante contar com o fornecedor que ofereça o silo adequado, observar as suas orientações quanto à limpeza das instalações, buscar um sistema de secagem que agregue valor aos seus grãos, lembrando ainda da questão do transporte apropriado.
O processo de armazenagem tem muitos aspectos a serem observados. Cada fase tem sua importância, tendo maior ou menor impacto na rentabilidade do produtor. As boas práticas estão alicerçadas nos seguintes momentos: receber o grão, fazer a limpeza adequada, secagem e armazenagem.
Na hora de investir em um silo na propriedade, identificar o melhor fornecedor é decisivo para o sucesso do negócio. Oferta de tecnologia aplicada e treinamento devem estar contemplados nesse investimento. O parceiro deve ser uma empresa preocupada em contribuir para a melhora do desempenho do produtor, oferecendo a inovação necessária e a respectiva capacitação para sua operação.
Compartilhe: