0
PÁGINA INICIAL / BLOG / Silo armazenador de grãos. Segurança em primeiro lugar.

Silo armazenador de grãos. Segurança em primeiro lugar.

Silo armazenador de grãos. Segurança em primeiro lugar.

Esse deve ser o lema quando se trata de estruturas armazenadoras de grãos.

 

Por sua dimensão e complexidade, os silos podem ser fonte de vários e graves acidentes de trabalho.

 

Os riscos envolvendo silos são diversos, começando pelo fato de o ambiente ser classificado como um espaço confinado, o que exige o atendimento de uma série de normas, como a NR 33 (Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados) e a NR 31 (Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura), e ainda normas específicas elaboradas pelo Corpo de Bombeiros de cada região. 

 

Os trabalhadores estão expostos ao risco de explosão, aos acidentes pelo trabalho em altura, ao ruído, sem falar ainda nos riscos biológicos que podem afetar sua saúde. 

 

As normas regulamentadoras têm ajudado a nortear as empresas do setor para estarem adequadas e oferecerem melhores condições no ambiente em que seus funcionários operam.

 

Além da utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), para lidar com os silos, é necessário que os profissionais tenham treinamento. 

 

A falta de capacitação para mexer no equipamento é uma das causas de acidentes que, às vezes, podem ser letais. 

 

As propriedades rurais brasileiras também têm de cumprir uma série de exigências governamentais nesse sentido. 

 

As indústrias fabricantes de equipamentos também estão atentas às normas regulamentadoras para adequar seus produtos. 

 

A GSI - enquanto empresa fornecedora dos sistemas para armazenagem de grãos - faz a sua parte, projetando e fabricando soluções com cada vez mais qualidade e segurança. 

“São soluções inteligentes, com baixo custo de implantação. Uma alternativa para produtores impactados pelos custos do atendimento das normas de segurança”, afirma Rodrigo Stanisci, responsável pelo Marketing de Produto Grãos na GSI.

 

As medidas exigidas nas Normas de Procedimento Técnico do Corpo de Bombeiros (como a NPT 27), por exemplo, nas quais os túneis devem ter altura mínima de 2,00 m, elevam o custo obra. 

 

Recente lançamento da marca GSI, o pacote de soluções base zero para obras novas, representa uma redução de cerca de 35% no custo da estrutura civil de uma unidade armazenadora de grãos, em função de não necessitar escavações. 

“Com a base zero, temos uma obra mais inteligente, na qual fica mais fácil sua manutenção, conservação e limpeza, diminuindo também os espaços confinados”, destaca Stanisci. Sem a necessidade de escavação, evitam-se problemas como ter de dinamitar uma rocha superficial ou atingir um lençol freático, situações eventuais que podem surgir no “meio do caminho” e sempre acabam por encarecer uma obra.

 

Essa caraterística – de não precisar de poços e túneis, com a obra no nível do solo – contempla o atendimento às normas de segurança, além de reduzir o custo elevado de preparar o trabalhador para essas áreas de risco. 

 

Os equipamentos no conceito base zero estão todos no nível da visão do operador. 

 

Conheça as soluções GSI que possibilitam uma instalação no nível do solo.
- Moega elevada com sistema de extração
- Redler curvo (Hi-fligth Pro), que permite que se trabalhe em ângulo, ou seja, se faça um transporte horizontal com um ângulo de escoamento que ganha em altura
    • Redler embutido na base, um sistema para atender os silos que fazem a extração do grão de dentro da unidade armazenadora, sem a necessidade de túnel.

 

Com esses equipamentos, a unidade armazenadora de grãos ganha e muito em segurança, custo-benefício, velocidade de descarga.

 

Sendo totalmente desenvolvido pela GSI, este novo conceito de obra para descarga de caminhões facilita toda a implantação do sistema, termina com espaços confinados que oferecem riscos aos trabalhadores e, ainda, resguarda os produtores rurais de imprevistos que aconteciam, muitas vezes, por causa de intempéries climáticas, revelando-se uma opção limpa, rápida, segura e inteligente de armazenar seus grãos.

 

Para entender melhor como funciona o Sistema de Armazenagem de Grãos Nível Zero com Hi-Flight Pro, acesse aqui e assista ao vídeo deste lançamento GSI.

Compartilhe:


Cadastre o seu e-mail e receba
novidades e informativos